O Mosteiro de São Bento é um lugar onde você pode encontrar história, arte, fé e pães. Sim, pães. Os monges beneditinos que vivem no mosteiro seguem a regra de “ora et labora et legere”, que significa “reza e trabalha e lê”. Eles rezam em latim, com canto gregoriano, na bela basílica abacial de Nossa Senhora da Assunção, que foi construída entre 1910 e 1914, no estilo neorromânico. Eles trabalham na padaria, que produz delícias como o pão de mel, o bolo de nozes e o panetone, que fazem fila na porta do mosteiro nos dias de festa. E eles lêem na biblioteca, que possui um acervo de mais de 100 mil livros, alguns raros e antigos, como o Livro de Horas, do século XV, que tem iluminuras feitas à mão.
O Mosteiro de São Bento é um local histórico e religioso, mas também é um ponto turístico e cultural da cidade de São Paulo. Você pode visitar o mosteiro e conhecer sua arquitetura, seus afrescos, seu órgão de sete mil tubos, sua cripta, seu museu e sua loja. Você pode assistir às missas e aos concertos, que são realizados com frequência. Você pode saborear os produtos da padaria, que são vendidos no local ou pelo site. Você pode participar de cursos, palestras, retiros e eventos, que são oferecidos pelo mosteiro. E você pode até se hospedar no mosteiro, se quiser ter uma experiência de vida monástica. Mas cuidado: o silêncio é obrigatório e o despertar é às 5 da manhã.
O Mosteiro de São Bento é para além de um lugar, uma experiência que vale a pena conhecer, seja pela sua história, pela sua arte, pela sua fé ou pelos seus pães. Ou por tudo isso junto. Mas se você for, não se esqueça de levar um bom humor, porque os monges são muito simpáticos, mas também muito brincalhões. Eles gostam de fazer piadas, principalmente com os visitantes!