A Catedral de São Rufino é um lugar sagrado, mas também um lugar divertido. Você sabia que foi lá que São Francisco, Santa Clara e o imperador Frederico II foram batizados? Imagina só a fila para usar a pia batismal! E o que dizer da cripta, onde estão os restos mortais de São Rufino, o padroeiro da cidade, que foi martirizado por pregar o cristianismo aos pagãos?
Ela também é uma obra de arte, com uma fachada imponente, decorada com rosas, leões, grifos e outras figuras simbólicas. A torre do sino oferece uma vista espetacular da parte baixa de Assis, mas cuidado para não ficar surdo com o badalar dos sinos! No interior, você pode admirar as pinturas, as esculturas, os coros de madeira e o crucifixo de Dono Doni, um artista com um nome muito engraçado.
A Catedral de São Rufino é um tesouro histórico, uma experiência única que vale muito a pena conhecer, mas também um tesouro escondido. Em 1571, o arquiteto Galeazzo Alessi descobriu uma cisterna romana e uma muralha da época do Império de Roma, debaixo da igreja. Quem diria que os romanos tinham construído uma piscina e um muro no mesmo lugar onde hoje se reza a missa?